
O primeiro computador do mundo foi ENIAC, uma concepção do professor John Manchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert.
O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) preenchia esta sala, incomparável com os miniaturizados e mais potentes computadores actuaisEm 1943 em plena II Guerra mundial, Manchly e o Erkert propuseram ao exercício norte americano a construção deste primeiro computador, que tinha como objectivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a basílica. Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946, tendo sido patenteado em 26 de Junho de 1947.O ENIAC era uma grande máquina para efectuar cálculos e baseava a sua estrutura nos avanços científicos já anteriormente desenvolvidos como as sofisticadas máquinas de cálculos, e as calculadoras mecânicas, nos relés electromagnéticas, nas válvulas e nas máquinas perfuradoras de cartões.

O ENIACO ENIAC pesava 30 toneladas e consumia 200.000 Watts de potência, e ocupava várias salas. Quando em operação produzia tanto calor que necessitava de um sistema de ar forçado para o seu arrefecimento. Era tão grande que tinha de ser disposto em U com três painéis sobre rodas, para que os operadores se pudessem mover à volta dele.
Sem comentários:
Enviar um comentário