sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Máquina fotográfica

Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmara escura. Segundo este princípio, a luz reflectida por um objecto, projecta fielmente a sua imagem no interior de uma câmara esMuitos artistas simplificavam o trabalho de copiar objectos e cenas, utilizando câmaras dos mais diversos formatos e tamanhos. Ficavam dentro da própria câmara e pintavam a imagem reflectida numa tela ou pergaminho preso na parede oposta ao orifício da caixa.
Tempos depois surgiu a ideia de colocar uma lente, no orifício, o que veio a melhorar o aproveitamento da luz; tendo sido adaptado um espelho para rebater a imagem na tela.
Com esses e outros aperfeiçoamentos, a caixa ficou cada vez menor e o artista trabalhava já do lado de fora, tracejando a imagem protegido por um pano escuro.
O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela acção da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) que, em 1827, demorou mais de oito horas para conseguir a primeira "fotografia". cura, que continha um orifício para a entrada dos raios luminosos

Sem comentários: